quinta-feira, 26 de novembro de 2009

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

+GRAFITEMAS+++++

E matéria de Paula Dume sobre Grafitemas está muito bacana, confira:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u656082.shtml

BALADA LITERÁRIA: Grafite e Poesia Visual marcam exposição de Dulcinéia Catadora

Uma instalação com 11 peças --1m10cm de altura, com quatro faces, de diâmetro de 1m30cm--, montada por 15 participantes. A mostra "Grafitemas" de grafite e poesia visual, coordenada pela editora independente Dulcinéia Catadora, foi inaugurada no último sábado (21), durante a 4ª Balada Literária, na entrada da Biblioteca Alceu Amoroso Lima (av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, região oeste de São Paulo).

Conheça a história do Coletivo Dulcinéia Catadora

Em entrevista à Livraria da Folha, Lúcia Rosa, 55, artista plástica e coordenadora da Dulcinéia, disse que a montagem é uma espécie de extensão das oficinas de poesia visual e grafite que o Coletivo organizou na própria biblioteca. Os grafiteiros tiveram dois modelos de oficinas. A primeira foi direcionada para o repertório da poesia visual e evidenciou a prática. Já a segunda, era fazer grafite em papelão, matéria-prima da editora, para fundir poesia visual com a arte do desenho. Houve assim, uma mistura de linguagens na instalação. Enquanto um grafiteiro compunha uma peça, o outro complementava a obra com colagens de papel vegetal, por exemplo.

Fernanda Grigolin
'A
A exposição "Grafitemas" conta com 11 peças, compostas por 15 artistas; os trabalhos partiram das oficinas de grafite e poesia visual


Os grafiteiros convidaram outros amigos para participar das oficinas o que ampliou, de certa forma, a extensão e a troca de experiências entre eles. As oficinas abordaram do poeta francês Stéphane Mallarmé ao escritor brasileiro Paulo Leminski. Os encontros procuraram mostrar que a folha do livro tinha uma intenção e um significado. "A folha poderia ser vista como uma parede", completou a artista plástica.

Poesias digital e sonora também foram discutidas nas oficinas. Lúcia quis mostrar aos garotos como as palavras podem ser pensadas de formas distintas nos desenhos. Os grafiteiros perceberam que palavras como "amor" e "paz", usualmente utilizadas em seus desenhos, possuíam um significado além do que imaginavam. "No painel de borboletas, o menino segmentou um pouco a palavra. Ele percebeu que pode usá-la de outras formas", exemplificou a coordenadora.

Lúcia pretende fazer uma itinerância com a instalação. "Para onde ela for, posso propor uma mesa de reflexão sobre o trabalho, sobre o amadurecimento com a palavra, e incorporar o trabalho na linguagem do dia a dia", explicou. "Grafitemas" foi montada na quarta-feira (18), e permanecerá na biblioteca até 12 de dezembro.

domingo, 22 de novembro de 2009

Signicidade


E foi movimentado o lançamento de SigniCidade, muitos amigos por lá, autógrafos, muito bate-papo prá lá de animado.
Para encher os olhos, vai aí o primeiro de
Paralelo enzimático 46o40’
nove movimentos pelas ruas de São Paulo

1983



I

Destes todos poetas
de dúvidas e baratos
exala um jeito de resto:
a gastronomia do gasto.
Os que empacam e
param no ato,
cortando,
retocando o indispensável,
cavam a troca
do already made (o já era)
pelo não desfeito.


Mais sobre Grafitemas


E está aí Guilherme, skate de um lado e grafite de outro.


E pra quem viu e bateu a curiosidade para saber como foram as oficinas, um pouco do processo de criação da instalação Grafitemas. No início, a exploração do espaço, propostas de construção de corredores que depois se tornou inviável, uma vez que na biblioteca é preciso respeitar as "rotas de circulação". Mas, mesmo assim, vale a pena ver o vídeo feito por Silvana Rosso. O clima transpira energia, empolgação, todos se movimentando, trocando idéias. Pra conferir:

http://www.youtube.com/watch?v=q-jMHZNvJxI

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

GRAFITEMA E PLURESIA




GRAFITEMA: exposição de trabalhos dos participantes das oficinas de Poesia Visual+ Grafite. No piso superior da biblioteca, trabalho de Maurício Abelha, que cria grafites incríveis e também é integrante do Dulcinéia Catadora.




Mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwW



jardim das delícias, márcia matos


E terminamos de montar Pluresia: livro de poemas visuais feitos pelos participantes da oficina que acabamos de dar esta semana, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima.






E o artigo de Gilberto Dimenstein hoje, na Folha, que lança em um flashback acontecimentos importantes na minha vida e os caminhos que fui tomando, só me fez pensar que é isso mesmo o que eu quero da vida. Viva! viva? vivo.






segunda-feira, 16 de novembro de 2009

tribêbada

E também dia 21 lançaremos TRibêbada, com contos de Ademir Assunção, Ana d'Angelo, Emilio Fraia, Maria Alzira Brum, Bruna Beber, Marcelo Montenegro. Imperdível!!!

Aonde será? Na Mercearia São Pedro, claro, mesmo lugar, mesmo horário, junto com SigniCidade, de Frederico Barbosa. O evento faz parte da Balada Literária.

Sábado, a partir das 21 horas, rua Rodésia, 34 - Vila Madalena. Pra quem ainda não conhece o lugar e quiser informações, vai aí também o telefone: 3815 7200.



quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SigniCidade, Frederico Barbosa


Lançaremos, como parte da programação do Balada Literária, comandada por Marcelino Freire, SigniCidade, de Frederico Barbosa.
dia 21, a partir das 21 horas, na Mercearia São Pedro
rua rodésia, 34 - Vila Madalena - SP

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Encontro Haikai


E amanhã, dia 7 de novembro, será realizado mais um encontro de Haikai, no Colégio Santo Agostinho. Rua Apeninos, 155, das 9:00 às 16:00 horas.


O evento terá palestras, concurso de composição de haikai e venda de livros.

Dulcinéia Catadora estará presente com livros de Teruko Oda, Eunice Arruda, Regina Alonso, que será uma das palestrantes, João Tolói, e a antologia de alunos do Colégio.
Leia um haikai , só para dar água na boca:
Dentro do cinema
Barulhinho irritante
Salgadas pipocas
(Gabriel O. Cruz)

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Entrevista no programa Perfil Literário




E quem tiver tempo para ouvir entrevista sobre o coletivo a Oscar D'Ambrosio, da rádio UNESP, vai aí o endereço:


Exposição Grafitemas/livro de poesia visual


POESIA VISUAL + GRAFITECom o COLETIVO DULCINÉIA CATADORA Dulcinéia Catadora promove, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, projeto centrado na poesia visual, que consiste na realização de uma oficina de criação de poesia visual e outra de grafite, com a transposição de poesias visuais para um suporte diferente: placas de papelão. Essa forma de apresentação funde linguagens diversas e abre possibilidades para um trabalho calcado no experimentalismo, uma tentativa de trabalhar com linguagens híbridas. Serão montados cem exemplares do livro com a produção das oficinas, com capas de papelão, distribuídos aos participantes das oficinas na data de encerramento das atividades. Haverá também uma exposição dos trabalhos realizados, com abertura marcada para o dia 21 de novembro, às 14 h, juntamente com as atividades da Balada Literária.
Imagem: Livia Lima, fotografada por Silvana Rosso - poesia visual em carne e osso.