terça-feira, 3 de agosto de 2010

Lançamentos



Lançamentos do coletivo Dulcinéia Catadora no Tijuana, Galeria Vermelho
Akademia Cartonera, Um ABC de las editoriales cartoneras em América Latina, organizado por Ksenija Bilbija e Paloma Celis Carbajal, contém manifestos de oito cartoneras, como são chamados os grupos espalhados por vários países da América Latina que confeccionam livros de contos e poesias com capas de papelão pintadas à mão. O livro traz uma pluralidade de vozes sobre arte, papelão, realidade latino-americana e literatura.
A publicação documenta a pauta que os grupos estão marcando em âmbito cultural, editorial e literário em edição trilíngue (português, espanhol, inglês) lançada na Universidade de Wisconsin, EUA, em outubro de 2009, por ocasião do encontro entre oito cartoneras latino-americanas, entre elas o coletivo brasileiro Dulcinéia Catadora.
O livro traz CD com nove ensaios acadêmicos que estudam a natureza, evolução e aporte das diferentes editoriais cartoneras em áreas tais como as artes visuais, a criação e a produção literária, a sociologia, o mundo editorial, a educação e os direitos do autor. Os nove autores desses artigos são pesquisadores acadêmicos ou escritores independentes. O ensaio da brasileira Livia Lima expõe como o coletivo Dulcinéia Catadora retoma propostas artísticas nascidas na década de 1970, somando- as ao conceito de estética relacional de Nicolas Bourriaud .
182 páginas e CD com nove ensaios
R$25,00
Hora de Ir, de João Anzanello Carrascoza, será lançado na mesma data, pelo coletivo Dulcinéia Catadora.
Escritor, redator de propaganda e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde fez mestrado e doutorado, João A. Carrascoza publicou os livros de contos O Vaso Azul, Duas Tardes, Dias Raros e O Volume do Silêncio, além de obras infantojuvenis, como O Menino Que Furou o Céu, Prendedor de Sonhos e A Terra do Lá. Algumas de suas histórias foram traduzidas para inglês, italiano, sueco e espanhol. Recebeu vários prêmios literários, com destaque para o Guimarães Rosa/Radio France Internationale e o Jabuti. Participou de dois programas internacionais de escritores residentes: Ledig House (EUA) e Château Lavigny (Suíça).
28 páginas
R$12,00

Apareçam!

Um comentário: