segunda-feira, 25 de outubro de 2010

João Despenteado


Começamos as ilustrações para o livro João Despenteado, de Margarida Botelho. A escritora e ilustradora está nos dando uma oficina de criação de bonecos em papelão que ilustrarão o livro de sua autoria. Um dia divertido e produtivo.

Amanhã tem mais!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Praça de Eventos e Esportes


Conhece a Praça de Eventos e Esportes? Fica na rua Jurubim, Pirituba, e é obra de José Aparecido Jonas. Sim, obra de uma só pessoa.
O local margeia um córrego que recebe esgoto e todo o lixo dos moradores que construíram barracos ali. Era cheio de lixo e entulho. Seu José,que também m ora em um barraco, limpou, fez bancos, mesas, tudo com resto de madeira. Plantou mudas, muitas delas trazidas pelo Sr. Adonis, jardineiro.

E por que esse nome, Praça de Eventos e Esportes? Todos os dias Sr. José faz seus exercícios lá. Eventos? Não sei se são realizados, mas o espaço é ponto de parada para quem passa por lá e quer sentar-se um pouco para descansar. As pessoas conversam, as crianças brincam.Seu José fez um ponto de encontro para os moradores do local.

Este é Seu José, sempre sorridente, na companhia de Osvaldo, de terno e sempre de chapéu e óculos escuros.

Resolvemos, Margarida Botelho e eu, fazer oficinas nessa praça, para as crianças.
Elas criariam um livro, Encontros, com suas histórias de vida - um trabalho realizado por Margarida em Moçambique, que ganhou capa de papelão, a la Dulcinéia Catadora.

Esta é Letícia, uma das participantes da oficina realizada durante a semana de 18 a 22 de outubro.
Sr. José nos contou como foi formando a praça e disse que havia até uma placa, pregada em uma das árvores, com o nome da praça, mas que arrancaram.
Pronto! Pintamos outra.



E a placa foi pregada bem alto, para não ser mais arrancada. Foi um evento e tanto! A criançada gostou, seu José ficou orgulhoso.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

baque do Elo

Este foi o título escolhido para a coletânea de poesia e prosa dos participantes da oficina dada no ponto de cultura Quilombaque.

Além da coletânea, cada um fez um livro com formato diferente, com sua produção poética, com o Detesto Mentira, um cordel em tom bem-humorado, de Zé Correia.
Vai aí uma amostra:

A saudade me domina
Eu mudei de profissão
Nunca mais fui campear
Nem peguei mais barbatão
Mesmo prefiro muié
Que da cabeça até o pé
Posso alisar com a mão.


E Cristina Nolli, produtora da Poiesis, também montou livros. Viva!


Espero que muitos livros com capas de papelão sejam produzidos no ponto de cultura Quilombaque

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Barcolagem na Casa


E estivemos na festa cartonera do amigo Douglas; lançamos Barcolagem, de Guilherme Mansur. Escritores e amigos animados, apesar do frio. Na foto, o nosso título sobre a mesa imensa colocada na varanda da Casa das Rosas, ao lado de livros de Yiyi Jambo e Katarina Kartonera.

Depois de uma tarde de oficina na comunidade Quilombaque, Perus, fui para lá.
Dia cheio!Save the day!

domingo, 3 de outubro de 2010

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Seiva e Risco, Amanhã

Amanhã, a partir das 16 horas na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho Livia Lima, nossa querida, que participou durante um tempo das atividades do coletivo, lançará livro. A coletânea inclui contos de Walter Solon, Carlos Kiffer e Maria Maximo.

Na foto de Barrox (saudade!), Livia na praça, com Peterson e Marlon, do coletivo.


Será que mãos mais bonitas que essas já pintaram na/pela Benedito Calixto?? Apareçam! Livraria da Vila, Fradique Coutinho, 1400, a partir das 16 horas. Eu vou!