quarta-feira, 11 de maio de 2011

Notícias do Boca de Rua, Porto Alegre

Copio aqui e-mail enviado por Luciano, psicólogo que trabalha com um grupo de pessoas em situação de rua, que fazem e vendem um jornal em Porto Alegre, o Boca de Rua. Fizemos com eles as capas para O Monstro e o Minotauro, de Laerte e Paulo Scott. Espero que eles continuem fazendo capas e vendendo livros com capas de papelão nos faróis de POA, além do jornal já conhecido na cidade.
Vale a pena ler!

Aqui é o Luciano do Boca de Rua, estivemos juntos na semana passada. Lucia, os guris adoraram a atividade! Nessa semana eles ainda contavam e comparavam os trabalhos. O fato de ser uma atividade de geração de renda foi importante, mas mais que isso, o trabalhar com a tinta parece ter sido mais forte. No Boquinha, parte interna do Jornal Boca de Rua que lhe deixei uns exemplares, as crianças trabalhar de maneira lúdica, contudo, com os adultos não havíamos experimentado utilizar outros materiais. Até fizemos duas tentativas, mas eles se colocaram contra, diziam – ah, isso é coisa do Boquinha... Talvez por sermos nós, as mesmas pessoas que os acompanham todos as segundas, e é como dizem, santo de casa não faz milagre. Por isso a intervenção de alguém de fora já produz muito no grupo. Ou uma outra possível explicação pode ser o fato da tua proposta vir muito bem elaborada, com tradição, resultados e um objetivo concreto; além da concretude de alguns trabalhos já feitos que eles tomaram em mãos. Aliás, eu vi um grupo de 4 reunidos e lendo algumas passagens – achei lindo!

Lucia, os guris adoraram a proposta, e mais a frente talvez eu apareça aqui com algumas perguntas, pois eles querem que cenas do dia e conversas sobre o projeto Dulcinéia Catadora apareça no jornal. As perguntas serão elaboradas por eles mesmos.

Bom por hora fico aqui. Ah, me dissestes que poderias me passar as medidas para as formas das capas e do conteúdo, poderias mesmo me passá-las? Também não tenho anotado o ponto certo da dobra para fazer a lombada.

Algo que no Boca é muito importante para eles, é a assinatura do Jornal. Esse simples ato de colocar seu nome cria uma relação de autoria, além de criar um vínculo entre o leitor e o vendedor, que também é o produtor da matéria, junto com os demais. O que achas da possibilidade de assinarem a capa? Algo como – Capa: Fulano de Tal...

Lucia, só temos agradecimentos pela tua participação e tempo conosco. Muito obrigado!
Uma boa semana, e mais uma vez, obrigado!
Luciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário