terça-feira, 5 de abril de 2011

CATAPOESIA: núcleo em Serra Negra

Bom saber que, após uma oficina dada por mim a profissionais que trabalham em 34pontos de cultura do Estado de São Paulo, em dezembro de 2010, já tem gente implantando projeto de confecção de livros com capas de papelão por aí. Que se espalhem muitos outros por São Paulo e todo o Brasil. Copio aqui e-mail recebido de Solange, que trabalha em Serra Negra e iniciou em março o núcleo CATAPOESIA. Parabéns, Solange!


Boa noite, Lúcia Rosa!
Sou Solange, fiz oficina com você em dezembro de 2010 pelos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, lembra?
Gostaria de compartilhar que aqui em Serra Negra o projeto começou no mês de março. Ele surgiu com o nome de "Catapoesia" e estamos fazendo ações tanto com educadoras da rede municipal, quanto com crianças e jovens de escolas públicas.
Já temos um primeiro livro em fase de finalização: chama-se "Brotecos", uma paródia do "Cumida de Buteco", festival gastronômico que acontece em BH, minha cidade natal. Os textos são de um parente meu, muito criativos, onde ele poetiza as ervas que brotam em qualquer lugar.
Também estamos fazendo algumas ações "catando" histórias e transformando-as em textos: histórias de idosos, de jovens e nossas mesmo do Ponto de Cultura.
Algumas capas iniciais estão fora do formato A4, devido ao tamanho do papelão que compramos e coletamos, portanto fizemos umas cadernetas de registro, a título de treino.
Passei o filme TV Cronópios para a turma de educadoras assistir e te conhecer também. Adoraram! Estão planejando um passeio em SP. Quando estiver no Ponto amanhã, vou enviar algumas fotos para vc se inteirar e dar opinião.
Também levei o projeto para os alunos de uma escola pública.
Enfim, tentarei esse ano fortalecer nossa ação aqui para que possamos fazer parte da rede latino-americana (hehehe).
Vamos nos falando.
Abs,
Solange Borges
Coordenadora de Projetos
ONG Trilhas da Serra - Educação, Cultura e Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário