Vejam o comentário de Frederico Barbosa sobre o coletivo, que deverá estar na quarta capa de Musa Cartonera, uma publicação trilíngue sobre as cartoneras (lançamento em outubro, nos EUA):
O projeto Dulcinéia Catadora, em pouco mais de dois anos de existência, já pode ser considerado uma das mais importantes iniciativas socioculturais deste país. Sob a generosa coordenação da artista plástica Lúcia Rosa, o projeto aproxima jovens carentes do universo das artes plásticas e da literatura, propiciando-lhes tanto oportunidades profissionais novas, quanto o acesso a um universo cultural muitas vezes distante de suas realidades. Notável também é o elenco de escritores que o projeto já publicou. Autores como Haroldo de Campos, Manoel de Barros, Alice Ruiz, Lau Siqueira, Glauco Mattoso e Wilson Bueno, entre tantos outros, certamente estão entre os mais significativos escritores do Brasil. Em outras palavras, aproxima o que há de melhor e de mais sofisticado sendo escrito no Brasil de uma parcela da juventude do país que normalmente estaria excluída deste repertório e do universo que o produz. É a arte e a literatura cumprindo como nunca seu papel de agente da inclusão social.
E, para completar, nosso amigo Marcelo Ariel, também autor colaborador, arrasa com esta:
O Coletivo Dulcinéia Catadora está a anos luz do chamado 'mercado editorial' , que definitivamente, não está interessado em Literatura, salvo as pequenas editoras, que por uma questão ideológica , estão próximas do mesmo espírito libertário do Dulcinéia. O escritor português Miguel Torga costumava dizer que os livros deveriam ter cheiro e gosto de terra, pensando nos livros do Dulcinéia acrescento, deveriam ter como estes pequenos livros gosto de terra e a alma das ruas.
É, amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves! bom encontrar gente que compreende tão bem nosso trabalho e nos dá tanta força!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLúcia, gostaria de conversar com você via mail. Não achei nenhum endereço pra te enviar um recado. Se puder, me escreva:
ResponderExcluirdiogotorres29@hotmail.com
Li três livros pela Dulcinéia Catadora e os achei geniais.
Diogo Torres