sexta-feira, 29 de maio de 2009

Amigos, sempre!


Vejam o comentário de Frederico Barbosa sobre o coletivo, que deverá estar na quarta capa de Musa Cartonera, uma publicação trilíngue sobre as cartoneras (lançamento em outubro, nos EUA):


O projeto Dulcinéia Catadora, em pouco mais de dois anos de existência, já pode ser considerado uma das mais importantes iniciativas socioculturais deste país. Sob a generosa coordenação da artista plástica Lúcia Rosa, o projeto aproxima jovens carentes do universo das artes plásticas e da literatura, propiciando-lhes tanto oportunidades profissionais novas, quanto o acesso a um universo cultural muitas vezes distante de suas realidades. Notável também é o elenco de escritores que o projeto já publicou. Autores como Haroldo de Campos, Manoel de Barros, Alice Ruiz, Lau Siqueira, Glauco Mattoso e Wilson Bueno, entre tantos outros, certamente estão entre os mais significativos escritores do Brasil. Em outras palavras, aproxima o que há de melhor e de mais sofisticado sendo escrito no Brasil de uma parcela da juventude do país que normalmente estaria excluída deste repertório e do universo que o produz. É a arte e a literatura cumprindo como nunca seu papel de agente da inclusão social.


E, para completar, nosso amigo Marcelo Ariel, também autor colaborador, arrasa com esta:


O Coletivo Dulcinéia Catadora está a anos luz do chamado 'mercado editorial' , que definitivamente, não está interessado em Literatura, salvo as pequenas editoras, que por uma questão ideológica , estão próximas do mesmo espírito libertário do Dulcinéia. O escritor português Miguel Torga costumava dizer que os livros deveriam ter cheiro e gosto de terra, pensando nos livros do Dulcinéia acrescento, deveriam ter como estes pequenos livros gosto de terra e a alma das ruas.


É, amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves! bom encontrar gente que compreende tão bem nosso trabalho e nos dá tanta força!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lúcia, gostaria de conversar com você via mail. Não achei nenhum endereço pra te enviar um recado. Se puder, me escreva:

    diogotorres29@hotmail.com

    Li três livros pela Dulcinéia Catadora e os achei geniais.

    Diogo Torres

    ResponderExcluir